Apesar de ser um material resistente, o couro exige alguns cuidados para manter a sua beleza e acompanhar você nos seus caminho ao longo da vida inteira.
O assunto é tão importante que você encontra outro conteúdo sobre ele aqui no blog, ensinando como cuidar corretamente das suas botas de couro e, se você ainda não leu, recomendamos fortemente a leitura. Caso você já tenha lido, temos uma pergunta: você está cuidando direito das suas botas?
Se a sua resposta foi algo diferente de “mas com certeza!”, você precisa tomar tento. O couro é um dos materiais mais nobres e resistentes que existem, transpirando estilo, tradição e resistência.
Uma bota de couro vai do campo pra cidade num piscar de olhos e, se quando cuidadas, estarão presentes na sua vida por muito tempo.
Entenda os tipos de couro e suas necessidades
Se isso fosse um filme ou série, agora entraria a música de mistério impactante. Como não é, deixamos você escolher a trilha que acompanha essa revelação bombástica (naquelas). Vai lá, escolhe.
Escolheu? Ótimo!
Nem todo couro é igual.
Surpreendente, né? Pois é.
E cada tipo de couro tem as suas características e peculiaridades que demandam cuidados específicos. E por que você precisa saber disso?
Simples: conhecer esses detalhes ajuda a evitar danos e a escolher os produtos certos para a limpeza e hidratação das suas botas.
- Couro liso: o mais comum, também é fácil de limpar e hidratar. Com os produtos certos, suas botas vão brilhar mais do que fogueira de São João.
- Camurça: aveludada e macia, a camurça precisa ser limpa só com uma escova macia e impermeabilizada.
Saber o tipo de couro que você tem nos pés é o primeiro passo para conservá-lo corretamente, evitando a aplicação de produtos errados que podem danificar ou deformar o material.
Como limpar produtos de couro sem danificar?
Antes de prosseguirmos, precisamos deixar uma coisinha acertada: manter o couro limpo não significa esfregar com força, nem sair aplicando qualquer produto que um influencer de procedência duvidosa indicou nas redes sociais e por tudo o que é mais sagrado NÃO MOLHE AS SUAS BOTAS DE COURO.
Não, manter suas botinas e outras peças de couro limpas e bonitas é mais simples do que parece:
1. Remova o excesso de pó ou barro com um pano macio seco ou escova de cerdas macias;
2. Se estiver muito suja, passe um pano levemente úmido;
3. Seque imediatamente com outro pano seco e limpo;
4. Deixe as botas à sombra, bem longe dos raios do sol e de outras fontes de calor.
Aaaah, suas botas estão manchadas, é? Pode ser um problema, mas nós te ajudamos a resolver:
- Gordura: aplique amido de milho ou talco, deixe agir por algumas horas e remova com pano seco e limpo.
- Líquidos: seque o líquido imediatamente com um pano limpo e sem esfregar.
- Manchas persistentes: eita, agora complicou. Nesse caso, você precisa levar suas botas a uma loja de produtos específicos para couro e explicar a situação para que o vendedor possa te ajudar. Acender uma vela para Santo Expedito também não faz mal nenhum.
Com produtos simples e o toque certo, é possível manter suas botinas e outros itens de couro sempre limpos e bonitos, evitando desgastes e garantindo aquele visual de recém-saído da loja. Mas se você quer nosso conselho de verdade, invista em um bom impermeabilizante para aumentar a proteção do couro e reduzir os riscos em caso de acidente.

Como hidratar o couro corretamente
Como a gente diz aqui na roça “couro hidratado é couro macio, sem rachaduras e todo brilhoso” que nem a pele.
Mas diferente da pele, que precisa ser hidratada todos os dias, o ideal é hidratar suas botinas de couro a cada dois ou três meses ou sempre que o material parecer ressecado. E, apesar do que podem te dizer, esse é outro processo simples:
- Para começar, você precisa investir em um hidratante de qualidade porque se sair comprando qualquer coisa, não vai prestar;
- Depois, você vai aplicar com pano limpo e macio em movimentos circulares e com toda a paciência do mundo porque a gente não apressa a perfeição.
- Aí, você vai deixar o couro absorver o produto naturalmente, no tempo dele, em um lugar com sombra, mas arejado;
- Para finalizar, evite o contato imediato das suas botinas ou das mãos se estiverem do produtos com roupas claras porque mancha.
E, assim, o hidratante para couro pode não ter ativo anti-aging, mas ele age como um “creme anti-idade”, devolvendo o viço e mantendo a peça bonita e saudável por mais tempo.

Como armazenar corretamente produtos de couro
Depois que você limpar direitinho as suas botinas e hidratar o couro com todo amor e carinho, você vai guardar direito essas botas ou todo trabalho vai ter sido por nada.
O armazenamento incorreto das botas vai fazer com que o couro acabe mofado, deformado (o couro vai ficar todo errado) e gerar desgaste precoce, fazendo com que você precise aposentá-las antes do que poderia. Mas, calma, pois nós temos algumas dicas fáceis e bacanas que vão ajudar você a evitar essa tragédia:
- Sol envelhece a pele, né? E couro é um tipo de pele, por isso, guarde suas botinas em local seco, arejado e beeeeeeeeeem longe do sol.
- Nada de colocar as botinas em sacos plásticos xexelentos. Opte sempre por sacos de algodão ou TNT.
- Use formas ou enchimentos (folha de jornal velho quebra o galho) para manter o formato de botas e sapatos.
- Não vai empilhar as botinas ou deixá-las pressionadas contra outros calçados porque o couro vai deformar.
- Sua bota tem cano alto? Procure colocar um suporte (pode ser feito com cartolina, papelão ou até jornal velho) dentro do cano para que ele não corra o risco de deformar.
Como já dizia a sua avó “quem guarda tem” e se guardar suas botas de couro com cuidado, pode ter certeza de que você vai ter elas por muito e muito e muito tempo.
Cuidados especiais com couro camurça
Delicada e mais macia que barriga de gato (e menos perigosa), o couro camurça exige mais atenção que outros acabamentos de couro bovino e, por isso mesmo, você precisa ter ainda mais cuidado quando for limpar as suas botas nesse material:
- Por tudo o que é mais sagrado, evite molhar;
- A gente sabe que você não faria isso, mas não aplique perfumes, cremes ou produtos com álcool;
- Lave as mãos na hora de manusear uma peça de camurça. Tá, lavar as mãos pode ser um exagero, mas tenha as mãos limpas.
- Esponja abrasiva só serve pra esfregar rejunte e panela de ferro. Deixa-a bem longe das suas peças de camurça.
- Se for utilizar algum produto, tenha certeza de que é específico para couro camurça (você encontra essa informação no rótulo).
Camurça a gente não cuida, a gente respeita. A gente trata com mais carinho e cuidado do que um bebê, tudo para garantir que essa belezura em forma de couro continue elegante, sem arranhões ou manchas.
Cuidar é valorizar
Vamos lá, cuidar é valorizar o seu dinheiro e o esforço dos artesãos que fizeram as suas botinas de couro, sejam elas da Botineiros ou não.
E cuidar delas não é nenhum mistério, é só ter um pouquinho de paciência, carinho, separar um tempo e usar as ferramentas certas, mas que as suas botinas de couro continuem te levando pra todos os cantos com toda beleza, resistência e parceria que ocê (e ela) merecem.


