Botina com Cadarço ou Elástico: qual é a melhor opção para o dia a dia?

Você está na porta de casa, sentado no banquinho que usa para calçar os sapatos, pronto para a lida do campo ou no escritório e se vê diante de uma escolha: qual é a melhor opção para encarar os corres do dia, a botina com elástico ou com cadarço?

Eita que às vezes essa é difícil de responder, afinal, as duas são da Botineiros, tem qualidade para dar e vender e são bonitas. Só que apesar desta resposta passar pela beleza e a qualidade das botas, elas não são os únicos fatores que devem influenciar na sua escolha.

Botina com Cadarço: ajuste personalizado no pé

Quando o assunto é controle sobre o ajuste, tanto a botina com cadarço masculina quanto a feminina é a escolha clássica. O sistema de amarração permite que você regule a pressão em diferentes pontos do pé, adaptando a bota ao formato do seu pé e às demandas do dia.

E quais são as vantagens dessa regulagem personalizada? Além de personalizar o calçado para o seu pé, ela:

  • Aumenta o conforto: possibilita que você aperte ou afrouxe o cadarço conforme acontece o inchaço natural;
  • Aumenta a firmeza do tornozelo;
  • Proporciona mais estabilidade.

Essas três características fazem com a botina com cadarço sejam perfeitas se você encara jornadas de trabalho longas e intensas, realiza atividades que exigem estabilidade e firmeza, e prioriza o ajuste preciso

Botina com Elástico: praticidade e rapidez

Se tem uma bota que combina com a roça, é a botina com elástico lateral. E não é por nada.

Fácil de calçar, sem amarrações ou detalhes, a botina com elástico ganhou popularidade pela sua popularidade, saindo do campo para as ruas da cidade, sendo perfeitas para quem gosta de rapidez, conforto para calçar, descalçar e fazer os corres do dia a dia.

Conforto no Dia a Dia: o que muda na prática

Você vai sentir conforto da botina com cadarço ou elástico da Botineiros no primeiro uso, mas é no dia a dia, à medida que ela vai se moldando aos seus pés, que você vai sentir o conforto real dos modelos e perceber as pequenas diferenças entre elas.

  • Adaptação aos pé: o cadarço permite ajustes conforme o pé incha ou se adapta ao calçado, enquanto o elástico tende a ceder com o uso, o que pode alterar levemente a firmeza ao longo do tempo;
  • Pressão no peito do e tornozelo: quem tem o peito do pé mais alto costuma se sentir melhor com cadarço, já que o elástico pode gerar pontos de pressão dependendo do formato do pé;
  • Estabilidade ao caminhar: ambas são perfeitas, aguentam o tranco na lavoura, no escritório ou onde você precisar ir

A verdade é que o teste real da botina perfeita não acontece na primeira hora, mas durante a rotina, sendo que o resultado só será obtido quando ela sair dos seus pés e você não soltar aquele suspiro de alívio por senti-los “livres”.

Entretanto, para que isso aconteça e você não erre na escolha, é importante que você pesquise, analise e não compre uma botina de trabalho  somente pela beleza ou cor. 

Erros comuns ao escolher o tipo de fechamento

Tem gente que acredita que para escolher a botina perfeita basta gostar, experimentar e ela servir. Pouco importa o tipo de material ou de fechamento e nesses casos, as chances de cometer um erro são grandes:

  • Escolher apenas pela aparência: funcionalidade é prioridade, deve vir antes do visual.
  • Ignorar o formato do pé: peito do pé alto, tornozelo sensível ou necessidade de ajuste fazem diferença.
  • Não considerar a funcionalidade: a botina pro escritório pode não ser a melhor opção pro trabalho de ouro. Fique de olho!

São erros simples, mas ao evitá-los você garante mais conforto, durabilidade e satisfação no uso da botina no dia a dia.

Outra maneira de garantir que você está investindo na botina com cadarço ou elástico certa é passar na Botineiros.

Feitas em couro, as botas da Botineiros são indicadas para encarar o trabalho no campo, na cidade ou para quem não abre mão de um calçado bonito e funcional, que combine com qualquer compromisso ou ocasião.

Pode apertar se o formato do pé não for compatível com o ajuste fixo do elástico. O problema maior é quando a botina já vem apertada desde o início, pois não há como ajustar.

Depende. Se a rotina for muito longa, ela pode ser uma opção interessante e já que o tamanho pode ser ajustado conforme o pé incha.

Depende da sua preferência. A botina com elástico é mais rápida de calçar e tirar, já a botina com cadarço permite o ajuste para melhorar o conforto no pé.

Sim, o elástico pode ceder com o tempo, reduzindo a estabilidade.

Se a bota for da Botineiro, a durabilidade de ambas é muito boa, graças ao cuidado na escolha de todos os elementos que compõem a botina. Porém, devido à perda de elasticidade, o tempo de vida dos modelos com elástico pode ser um pouco menor.

Veja mais artigos

  • All Posts
  • Botinas Femininas
  • Botinas Masculinas
  • Comidas e Bebidas
  • Cultura e Tradições
  • Dicas
  • Eventos
  • Moda Clássica
  • Sustentabilidade
  • Vida na Fazenda
  • Western e Country

Fique por dentro das novidades

Assine e receba notícias do mundo agro, lançamentos e dicas direto no seu e-mail.

A Botineiros se orgulha em produzir a mió botina do Brasil, uma produção 100% nacional.

Contato