É possível que na hora de calçar uma bota com salto baixo ou uma rasteira pelo conforto, você já tenha optado pela segunda opção, certo? Talvez, ao ler essa pergunta, você tenha feito exatamente essa escolha e não tem nada de errado nisso.
Assim como você, muitas mulheres priorizariam uma bota cano curto, médio ou longo rasteira pelo conforto se estivessem diante da mesma escolhas. Afinal, a bota com salto, por menor que seja, tende a exigir um pouco mais da postura e do corpo, especialmente quando você precisa caminhar muito ou passar longas horas em pé.
Entretanto, quando você sabe o que observar na hora de definir o modelo da sua bota nova, descobre que uma opção com salto baixo pode unir conforto, beleza e funcionalidade tão bem quanto uma sem salto.
Salto baixo vs sem salto: como diferenciar
Acredite você ou não, mas é muito comum que as pessoas confundam salto rasteiro com salto baixo, sabia?
E dá pra entender, já que a diferença entre os dois pode ser bem pequena, mas não é porque uma botina tem elevação no calcanhar que ela vai ser considerada de salto, viu? Para que a bota seja considerada de salto baixo, ela precisa ter de 2 a 4 cm, acima disso o salto é médio e abaixo ela é sem salto.
Isso quer dizer que se a sua botina tiver até 1,9 cm (mas o mais comum é 1,5 cm), ela é considerada rasteira. Interessante, certo?
E não é tudo.
Se você acha que de 2 a 4 cm é muito pouco para que uma botina de salto seja descontável, precisamos te contar que nem sempre o problema está na altura do bendito. Às vezes, o que vai prejudicar o seu conforto em uma bota com salto baixo é a base dele.
Um salto baixo bem projetado tem base mais larga, garantindo a estabilidade que você precisa para correr de um lado pro outro com conforto, elegância e muita autoridade.

Bota rasteira no uso diário
Por manter o pé em posição neutra, ou seja, sem nenhuma inclinação, a bota sem salto faz com que você mantenha o equilíbrio ao caminhar com mais facilidade.
Além disso, como o impacto da pisada é distribuído uniformemente entre calcanhar, meio do pé e dedos, a tendência é que ela seja mais confortável para o uso diário ou por períodos prolongados. Porém, nem sempre é o caso.
Por não contar amortecimento, a bota rasteira pode sobrecarregar o calcanhar e a panturrilha, gerando desconforto e fadiga no final do dia. Outro ponto negativo é que ela pode não proporcionar o suporte necessário para pessoas com pés cavos, resultando em dor, instabilidade ou má distribuição de peso no pé.
O conforto da bota com salto baixo
Ao ouvir a palavra “salto” associada a bota ou qualquer outro calçado, tem muita gente que torce o nariz e já olha meio “torto”. Nós entendemos essa desconfiança, mas quando se trata do salto baixo, ela é, muitas vezes, infundada:
- A leve elevação do calcanhar proporcionada pelo salto baixo ajuda a alinhar melhor a postura, reduzindo a tensão em panturrilhas e região lombar para muitas pessoas.
- Quando bem projetado, o salto baixo redistribui o peso do corpo, diminuindo a sobrecarga no calcanhar.
- O salto baixo largo e bem apoiado mantém boa estabilidade, sendo adequado para uso urbano e caminhadas moderadas.
Esses benefícios mostram que conforto não depende de estar rente (ou quase) ao chão e que quando bem projetada, a bota com salto baixo pode acompanhar a sua rotina com o mesmo equilíbrio, bem-estar e tranquilidade que as botinas rasteiras.
Qual escolher para o seu dia a dia
A melhor botina feminina é aquela que se adapta à sua rotina real.
Por isso, antes de decidir qual modelo vai sair da sapateira para acompanhar seus passos, analise os principais pontos, compromissos e tarefas do seu dia. Se envolver caminhadas muito longas, escolha a botina rasteira.
Caso você vá passar parte dele de pé e a outra parte sentada, a bota com salto baixo pode ser a sua escolha, já que proporciona conforto com elegância.Independente da sua escolha, na Botineiros você encontra botas femininas com e sem salto com muita beleza e funcionalidade para que você possa encarar a correria do dia na cidade ou na fazenda com conforto, segurança e a tranquilidade que merece.
Botina com salto baixo é mais confortável que rasteira?
Depende da sua anatomia e rotina. Para algumas pessoas, a leve elevação alivia a pressão no calcanhar e melhora a postura. Para outras, especialmente quem caminha muito, a botina rasteira oferece mais estabilidade.
Botina rasteira cansa mais o pé?
Pode cansar mais se o solado for muito fino ou pouco amortecido. Porém, para a maioria das pessoas, ela é menos cansativa e mais confortável.
Qual altura de salto é ideal para uso diário?
Entre 2 e 4 centímetros, com base larga e bom solado.
Salto baixo melhora a postura?
Em muitos casos, sim, pois ajuda a alinhar o corpo e reduzir a sobrecarga no calcanhar.
Qual botina é melhor para ficar muito tempo em pé?
Normalmente, a botina com salto baixo e solado bem estruturado.


