Eita que montaria só é fácil em novela, sô!
Além de todos os apetrechos pro cavalo, a amazona ou cavaleiro também precisa estar preparado para encarar a lama, as pedras e outras belas peculiaridades que o campo tem a oferecer com segurança e conforto.
Calça jeans ou de outro tecido um pouco mais grosso pra proteger as canelas, chapéu ou boné para encarar o sol e uma bela de uma bota impermeável para enfiar o pé na jaca, chutar o balde as pedras do caminho e se divertir feito louco até dizer chega.
O que torna a bota impermeável indispensável para quem pratica montaria?
Por que não pode ser uma bota não impermeável? Não é que não pode, até pode desde ela esteja impermeabilizada.
A gente sabe que optar por uma bota impermeável ou impermeabilizar a sua bota velha de guerra pode parecer exagero, mas pensa assim: tu vai te meter em terreno irregular, embarrado, todos trabalhado nas poças de água, nas trilhas enlameadas e o tempo, é claro, pode dar aquela virada 180º, saindo com céu azul e voltando com ele chumbo.
E é por isso que a botina impermeável faz toda a diferença na sua vida e, mais importante ainda, no seu passeio. Isso acontece porque elas foram desenvolvidas para enfrentar as condições mais extremas, mantendo os seus pés (e as meias) secos, quentinhos e intactos.
- Proteção contra chuva, lama e poças: quem vai pro campo, de a pé ou a cavalo, não pode ter muita frescura e tem que saber que o risco de enfiar os pés em poça de água e lama é pra lá de alto e a bota impermeável vai manter os pés sequinhos, sem aquele desconforto danado.
- Maior durabilidade do material: as botas impermeáveis são feitas de couro do bão e passam por um tratamento para aumentar ainda mais a sua resistência, deixando-as impermeáveis. Ou seja, elas aguentam a dureza da vida no campo e são mais do indicadas para quem pratica a montaria por esporte ou a passeio.
- Mantém a temperatura dos pés nos trinques: se a bota for impermeável, pode ter certeza que os seus pés não vão derreter de tanto suar no verão ou ficar mais congelado que sorvete no inverno. Parece loucura, mas é verdade, com a bota impermeável, os pés ficam na temperatura certinha.
Quando se trata do dia a dia no campo, tudo o que a gente veste faz uma baita de uma diferença, e as botas impermeáveis, então? Essas nem se fala.
E aqui a gente não tá falando das características ali de cima, não. Os benefícios das botinas resistentes à água vão muito além deles. Quer ver só?
Principais benefícios da bota impermeável para cavaleiros e amazonas
A gente já começou a explicar procê os benefícios das impermeáveis, mas aqueles ali foram mais uma… descrição do produto. Elas já vêm de fábrica, só que com elas vêm de carona mais umas vantagem que é ó, são para caubói nenhum botar defeito:
- Segurança: o design dessas belezuras ajuda a não escorregar na terra molhada e ela tem mais aderência, o que faz você ficar firme no estribo e evita tropeço.
- Conforto: Jesus Maria José! Quando os pés ficam molhados é um Deus nos acuda que só vendo. É bolha, frieira e um mau humor do cão que só pode ser evitado com uma bota impermeável, que mantém ocê e seus pés secos, sadios e confortáveis.
- Facilidade de Limpeza: Com essa bota, é menos trabalho e mais praticidade já que o material impermeável evita o acúmulo de sujeira e lama, deixando a limpeza das botinas facinha, facinha.
Já deu procê perceber que a bota impermeável é uma parceira de confiança na rotina do cavaleiro. Ela protege, dá firmeza e encara qualquer desafio sem deixar ocê na mão. Mas, pra tirar mesmo proveito de tudo isso, tem que saber escolher direitinho a impermeável certa, aquela que bate certinho com o seu jeito e o seu objetivo com a montaria.

Como Escolher a Melhor Bota Impermeável Para Montaria
Para garantir o máximo de conforto, segurança e durabilidade, é importante escolher a bota impermeável ideal para a montaria. Por isso, tem que cuidar alguns cuidados:
- Material: o couro é uma material que conta com resistência natural, aumentada pelo processo de preparação pelo qual ele passa pra ficar no ponto.
- Solado Antiderrapante: fundamental pra não resvalar na lama, nas pedras molhadas ou no chão liso dos prédios.
- Ajuste e Conforto: prefira modelos que se ajustem direitinho ao formato dos pés, garantindo que a bota não vai ficar apertando e incomodando enquanto você cavalgava.
Escolher a bota impermeável perfeita é fundamental procê garantir que a sua montaria seja sinônimo de conforto e segurança seja no início, no meio ou no final dela. Só que a gente já falou por aqui que o couro por si só não faz milagre, tem que cuidar da bota com o mesmo apreço com que se cuida do carro, da casa ou do trabáio.
Cuidados pra fazer a sua bota impermeável durar mais
A gente comentou ali em cima que as bota impermeáveis protegem seus pés da chuva, da lama e das virações desembestadas desse tempo louco. O que a gente ainda contou procê é que tudo isso acaba maltratando o couro, comprometendo a estrutura do material (frase chique pra deixar a mãe orgulhosa) e acabando com a resistência dele.
Por isso, adotar uma rotina simples de cuidados ajuda a preservar a impermeabilidade, evitar danos e manchas, garantindo que a sua bota continue firme e forte por muito mais tempo.
- Limpeza: sempre, sempre e sempre limpe bem a sujeira da bota, removendo toda sujeira e poeira depois de cada uso com um pano ou uma escova de cerdas macias pra não riscar.
- Produtos Específicos: hidrate e aplique impermeabilizante para manter a beleza e resistência do couro.
- Guarda a bota direito, sô: Evite guardar as botas em locais úmidos ou quentes demais pra não ter rachamento no couro.
Esperamos que ocê tenha percebido como é importante contar com uma bota boa de verdade, que seja resistente pro seus pés ficarem protegidos faça chuva ou faça sol, no inverno ou no verão com as da Botineiros.
Com elas nos pés, não tem preocupação que abale a sua montaria.