Muita gente ainda tem a crença de que a botina de couro grosso é desconfortável, mas muito mais durável que a de couro macio torna a bota frágil, sendo mais indicada para a lida do campo ou os corres do dia a dia. Se você faz parte desse grupo, precisamos te informar que a situação não é bem assim e a longevidade das suas botinas vai depender muito mais do tipo de uso, da qualidade da fabricação e dos cuidados que você terá com o calçado do que da espessura e maciez do couro, mas para começar…
O que define couro grosso e couro macio?
A primeira diferença, e talvez a mais óbvia, é a sensação ao toque. Enquanto o couro grosso é mais firme, rígido e estruturado, o macio tem mais flexibilidade, maleabilidade e suavidade, porém existem outras:
- Estrutura e espessura do couro: o couro grosso tem maior espessura e fibras mais compactadas, aumentando sua resistência a abrasão, deformidades e impactos. O macio, por sua vez, passa por processos que tornam suas fibras mais flexíveis, facilitando a adaptação ao pé desde os primeiros usos.
- Sensação inicial: a botina de couro macio flexiona com facilidade, não causa desconforto e oferece alta mobilidade desde o início. O couro grosso, por outro lado, pode incomodar, apertar em alguns pontos e demandar um período de amaciamento.
- Curtimento e acabamento: o acabamento final do couro depende do processo de curtimento ao qual ele será submetido. Enquanto os macios costumam receber mais etapas de amaciamento mecânico, óleos e tratamentos que deixam as fibras mais flexíveis, os grossos passam por menos intervenções químicas ou mecânicas.
Tá, mas qual dos dois é melhor?
Se esses processos forem realizados com cuidados e qualidade, as botinas de couro macio e as de couro grosso terão características diferentes, mas o mesmo padrão de qualidade e a sua experiência de uso só vai melhorar com o tempo e o uso.
Quando a botina de couro grosso faz mais sentido
A estrutura mais robusta da botina de couro grosso aumenta a resistência do calçado, protegendo seus pés de condições adversas, fazendo com que ela seja indicada para trabalhos que precisem de resistência contra:
- Impactos, perfurações e cortes superficiais;
- Abrasão física;
- Desgaste causado por solo irregular ou trabalho braçal intenso.
Entretanto, como não existe almoço grátis e nem botina perfeita, as botas de couro grosso demandam um cadinho de paciência para sua parte porque elas pedem um tempo de amaciamento, cerca de duas a quatro semanas de uso regular.
A partir desse período, o material cede e começa a pegar o formato do seu pé, fazendo com que toda a rigidez e pontos de pressão sumam e você passe a sentir que sua botina de couro grosso foi feita sob medida.
Conforto imediato é com a botina de couro macio
Se você prioriza o conforto desde o primeiro uso, a botina de couro macio é a sua escolha. Flexível, ela entrega funcionalidade sem comprometer o bem-estar dos seus pés, especialmente se:
- Você não tem uma rotina que demanda proteção mais extrema;
- Caminha bastante e precisa que a bota acompanhe o movimento do pé sem resistência;
- Passa muitas horas em pé.
Só que, por melhor que seja a qualidade da botina de couro macio, ela tem algumas limitações de uso, desgastando mais rápido em condições severas e não sendo indicada para ambientes mais agressivos, ou seja, de impacto e atrito constante.
O que influencia na durabilidade real?
Baita pergunta essa e é aqui que o gato rouba o filé e o tutor não vê.
A durabilidade de uma botina de couro, seja ele grosso ou macio, não depende apenas da espessura do material. Ela será influenciada por uma série de outros fatores:
- Tipo de uso: enquanto o trabalho pesado exige a estrutura da botina de couro grosso, a rotina corrida da cidade é mais favorecida pela bota de couro macio;
- Frequência: rapaz, ou moça, a botina precisa descansar para durar. Não importa se uma bota de couro grosso ou macio, o ideal é que você alterne entre dois pares para que a sua companheira de lida dure mais tempo;
- Tem que cuidar: quando o couro resseca, ele racha, e aí não adianta ser grosso e nem macio, a durabilidade será reduzida. Por isso, use um hidratante próprio para couro nas suas botinas para mantê-las sempre lindonas e prontas pro uso.
- Costura e solado: do cabedal ao solado, a qualidade tem que ser a mesma em toda a botina, afinal, não adianta ela ter o couro mais macio e flexível ou grosso e resistente se a sola cair no primeiro uso ou as costuras se desfizerem logo após a compra.
Rapaz ou moça, a durabilidade das suas botas (e dos outros calçados também) não depende apenas de um componente, mas de um conjunto de fatores e ignorá-los pode comprometer não apenas a beleza, maciez ou resistência das botinas, mas dos seus pés também.
A durabilidade real de uma botina mais resistente não está apenas na espessura do couro, mas na combinação dos processos de preparo e construção do calçado com o uso adequado, fazendo com que você precise levar o seu dia a dia em consideração na hora da escolha.
Porém, independente dela, na Botineiros você encontra uma ampla gama de botas e botinas de diferentes cores, estilos e acabamentos, mas com uma característica em comum: a qualidade.
Das costuras ao solado, do processo de curtimento do couro à finalização, na Botineiros você vai encontrar a opção que melhor se adequa às suas necessidades e demandas do seu dia a dia.
FAQ
Couro grosso dura mais que couro macio?
Depende. Em ambientes de trabalho pesado e uso intenso com exposição a abrasão, sim. Mas na cidade ou lida moderada no campo, com os cuidados adequados, a diferença pode ser mínima.
Botina de couro macio estraga mais rápido?
Se for bem cuidada, não. Agora, você precisa ter em mente que o couro macio não foi projetado para aguentar o tranco do trabalho com alto risco de perfuração ou abrasão constante.
Couro grosso demora mais para amaciar?
Sim. O couro grosso pode levar de duas a quatro semanas de uso regular para começar a ceder e pegar o formato do pé.
Qual couro é melhor para trabalhar o dia todo?
Depende do trabalho. Para trabalho pesado, construção ou campo, couro grosso oferece mais proteção. Para trabalho em ambientes urbanos, escritórios ou atividades sem exposição a riscos físicos, couro macio é mais adequado.
Como aumentar a durabilidade da botina de couro?
Realizando os cuidados de limpeza essenciais: escovar com uma escova de cerdas macias, impermeabilizar e realizar a hidratação periódica.


