Ô trem bão é ter uma bota de couro que parece novinha depois de anos, né não? Só que, pra isso, não dá pra largar a belezura de qualquer jeito, não! Tem que cuidar com carinho, para que elas possam acompanhar você nas suas andanças por muitos anos, mantendo seu visual impecável e a estrutura intacta.
Mas para isso, alguns cuidados básicos fazem milagre na conservação da sua preciosa botina de couro.
Por que cuidar da sua bota de couro é tão importante?
O couro é um material natural que, apesar de resistente, também é sensível a fatores como umidade, calor excessivo, poeira e falta de hidratação. Caso não seja cuidado direitinho, ele pode ressecar, rachar e perder sua aparência original.
Então, cuidar bem das suas botas não é frescura da cidade, é questão de sobrevivência da peça, evitando deformações e desgastes prematuros, e para o seu conforto e dos seus pés.
Materiais para a manutenção: o que você precisa para cuidar bem da suas botas
Pode deixar de lado as mandingas e azideia de que cuidar das suas botas de couro é coisa de outro mundo. Na verdade, o trem é bem de boa e ocê só vai precisar de um tempinho e umas coisinhas simples, que deve ter aí na sua casa marcando bobeira ou que você encontra em lojas nas internets:
Panos de microfibra;
Escova de cerdas macias;
Sabão neutro ou específico para couro;
Hidratante para couro;
Protetor impermeabilizante.
Corre lá pegar que a gente espera você aqui.
.
.
.
.
Pegou?
Então, bora lá fazer milagre nessas botas!

Como limpar sua bota de couro corretamente
A limpeza é o primeiro passo na rotina de courocare das suas botas e precisa ser realizada corretamente para que não dê ruim nem antes, nem durante e nem depois, quando a gente passar para as próximas etapas. É por isso que vamos fazer que nem o tal do Jéqui, o Estripador, e ir por partes:
1. Remova a sujeira superficial: com um pano seco ou levemente umedecido, tire bem de boa o pó e o grosso da sujeira. Para limpar o solado, primeiro ocê usa a escova de cerdas macias (ocê não vem com cerda de aço que a gente te atira essa escova na cabeça) pra tirar o grosso do barro e da poeira.
2. Faça uma lavagem leve: Sabão neutro + água + pano macio = esfregue delicadamente as partes mais sujas da bota. É bem de boinha meeeeeeeesmo porque ocê não tá lavando as pedras da calçada.
3. Seque do jeito certo: Tem jeito certo de secar sim, e se ocê quer ver as suas botas sempre lindonas vai fazer como a gente tá ensinando, ainda mais se elas forem da Botineiros, que são feitas por gente como a gente, que valoriza um produto feito com qualidade e cuidado.
Mas voltando ao que interessa, ocê vai deixar essa bota secar no tempo dela, num lugar arejado e que fique na sombra.
Atenção a esses detalhes mais importantes que recado de professora em agenda da escola:
Nunca, nunquinha, jamais na sua vida coloque essa bota secar no sol ou perto de fontes de calor, estamos entendidos?
Outro trem que ocê não pode cogitar fazer: guardar a bota com o solado úmido ou ele vai ficar ruim e aí não adianta chorar.
A bota é de camurça ou suede? Os cuidados são mais ou menos os mesmos, só redobre a sua atenção na hora de molhar o pano.
Pode lavar na máquina? Ocê não tá vendo, mas a gente tá te olhando feio.
Fio ou fia, se ocê tem amor pelas suas botinas, ocê não vai nem cogitar essa possibilidade porque não pode, vai estragar o couro.
Seguindo esses passos simples, a sua bota vai ficar limpinha, cheirosa e pronta para a próxima etapa da manutenção, que só não é melhor que bolo de vó e café recém passado.
Como hidratar e proteger o couro
Se ocê tá achando que hidratação é besteira, que as suas botinas não precisam disso porque são feitas com couro legítimo e tem qualidade para dar e vender, ocê reveja os seus conceitos porque a hidratação é pro couro o que a água é pra terra: vida.
Hidratar o couro das suas botinas é fundamental para evitar que ele perca a elasticidade e o brilho natural que fizeram com que seu amor pela bota fosse à primeira vista. Por isso, já arregaça as mangas e bora trabaiá mais um pouco:
1. Aplique hidratante específico: faça a aplicação do produto com um pano limpo e macio.
2. Precisa impermeabilizar esse trem aí também: o impermeabilizante cria uma camada que protege o couro da chuva, da poeira e até de respingo de lama.
Agora que as botas estão devidamente hidratadas e protegidas é só correr pro abraço. E guardá-las da maneira certa pro couro continuar cheio de saúde e bonito por muito mais tempo.

Você sabia que guardar a bota da forma correta prolonga a vida útil?
É sério, não é causo não, sô!
A forma como ocê guarda as suas botas também influencia diretamente no bem-estar no tempo de vida delas, fazendo com que caminhem com você por muitos anos, inclusive rumo à aposentadoria. Por isso:
- Guarde-as em um local seco e arejado;
- Não deixe as coitadas trancafiadas em uma caixa fechada por muito tempo;
- Use formas ou enchimentos para ajuda a manter o formato original da bota;
- Por tudo o que é mais sagrado e pelo amor de Jesus Cristinho, NÃO AS BOTAS! Elas perdem a forma e podem criar vincos difíceis de remover.
É facin? É facin, mas vai manter a sua bota formosa por muitos e muitos anos.
Péra! Como a gente simpatizou com ocê, tem dicas extra!
São mais umas diquinhas simples, mas são de coração, sabe? E vão fazer toda a diferença para a durabilidade das suas botas:
- Revezamento: Pode usar tanto a bota que ela vai aprender a voltar sozinha pra casa? Pode, especialmente se for da Botineiros, mas é legal dar um descanso pra ela.
- Pisou em uma poça ou choveu no meio do caminho? Esperamos que ocê mantenha sua bota impermeabilizada para proteger ela desses trem. De qualquer maneira, deixa ela secar naturalmente e depois dá aquela hidratada marota no couro.
- Evite produtos agressivos! Nem pense em passar álcool, acetona ou outro produto esquisito que as vozes da sua cabeça ou a vizinha da sua mãe disse que é bom no couro.
Quando ocê investiu numa botina de couro, ocê apostou não só na beleza dela, mas durabilidade também.
Esses passos que nós ensinamos vão ajudar você a cuidar da sua bota, para que ela trilhando muitos caminhos com você, do casamento dos amigos e da saída com as amigas ao dia a dia na firma porque essa bota foi feita para você.