se tem uma coisa que a gente não cansa de repetir é que bota de couro é coisa, que se cuidada direitinho, dura a vida toda. Como o couro é natural, ele precisa de atenção, um carinho, sabe?, regular para manter a beleza e aparência original, evitando que o couro resseque, rache e fique impossível de pôr nos pés para usar nas suas andanças.
A limpeza é só uma parte desse processo, que continua com a hidratação do couro e termina na maneira como ocê guarda as suas botinas. Pode até parecer difícil, mas ocê vai descobrir rapidinho que não é. A tarefa é fácil que mandar o primo pra cadeia em quermesse de São João.
Por que hidratar o couro regularmente?
O couro, coitado, vai perdendo a umidade com o tempo, ainda mais se for de bota “pra bater”, daquelas que a gente usa todo dia. Com isso, se não tiver o cuidado certo, ele resseca e quebra, que nem acontece com a pele e o cabelo.
Se assustou?
Pois então, pra evitar que isso aconteça, o jeito é um só: manter suas botinas hidratadas. Já arregaça as mangas que o courospa das suas botinas vai começar.

Passo a passo para hidratar a sua bota de couro:
Limpeza Inicial: primeiro tem que limpar. Antes de iniciar o processo de hidratação, é importante remover a poeira e sujeira acumulada. Utilize um pano seco para passar suavemente sobre toda a superfície da bota, cuidando para não danificar o material.
Hidratação: aqui tem que usar um produto bom pra hidratar o couro, visse? Um hidratante de qualidade é capaz de fazer milagre na sua bota.
Espalhe bem: pega lá um pano macio e bora aplicar o hidratante em movimentos circulares e bem de leve na bota. Fique de olho para cobrir toda a superfície, incluindo os cantos e as costuras.
Deixe Secar: fez isso? Opa, agora a gente vai esperar umas horinhas pra mó de o produto secar e o couro absorver ele todinho antes de usar ou guardar suas botas. Ocê deixa ela ali, quietinha no canto dela para não arriscar dar ruim.
Feito isso, o hidratante tá bem seco e as botas chegam a brilhar de tão bonitas, tá na hora de guardar elas direito porque assim, né, deixar as coitadas jogadas num canto qualquer num dá, é uma baita de uma desfeita com as botinas e as vacas usadas para fazer o couro delas.

Como guardar a sua bota de couro direito
Assim como nós, o couro também tem suas manias, suas particularidades e uma delas é que ele precisa ser guardado da maneira certa. Por isso, quando ocê for guardar suas botinas, se atente a isso:
Mantenha as suas botas longe de lugares abafados e úmidos: a umidade pode mofar o couro e danificar a forma das suas botinas e aí, o conserto fica difícil.
Usar Formas ou Enchimentos Internos: outro truque pra lá de bão, é usar fôrmas pra preencher o interior do calçado e manter a sua estrutura.
Não Empilha as Botas: guarda cada par de forma separada, um lado do outros, bem direitinho. Se tiver uns saquinhos macios, usa também porque assim ocê mantém a poeira longe e as suas botas uma belezura só.
Para resumir a prosa, hidratar e guardar suas botas direitinho é regra de ouro pra mó de elas durarem por muitas andanças e se ocê quer ir além desdes cuidados básicos, tem mais uns segredos pra deixar suas botas nos trinques.

Fica mais um pouco, tem dica extra procê aqui
Pegue papel, caneta ou abre o bloco de notas do seu smartfone pra mó di anotar essas dicas, que só não são de lamber os beiços porque não são de comer.
Evite o sol forte: o sol pode ressecar e fazer o couro desbotar, ou seja, se ocê não estiver usando as botinas, não deixe elas no sol.
Limpeza Depois da Chuva: saiu com a bota em dia de chuva ou precisou encarar a roça enlameada? Limpe ela assim que der, pra não deixar a sujeira prender.
Impermeabilize: o impermeabilizante faz mi-la-gre contra a chuva, ela deixa o couro mais resistente contra água, impedindo que ela penetre no couro.Deu para ver que cuidar de suas botas de couro é simples, mas tem que ter capricho. Com esses passos, vai ver que elas vão durar muitos anos, com aparência e conforto de sobra, como as botas da Botineiros, que são bonitas, resistentes e que, faça chuva ou faça sol, elas vão participar das suas aventuras por muitos e muitos anos.