Quem trabalha no campo sabe que cada dia é um enrosco diferente, seja o terreno em forma de pedreira, a chuva que transforma terra em lama ou o sol forte, que queima até a alma (sempre passe protetor solar. A Botineiros resolve muita coisa, mas não queimadura).
E se a sua bota não tiver solado bom ou o mais indicado, as chances de você perceber que a sola está furada ou se ver descalço são altas.
Por que a bota certa importa tanto?
Vamos começar dizendo que não é porque a sua bota não é indicada pro campo que ela não tem qualidade.
Tem muita botina boa, de qualidade, e bonita por aí, mas que, diferente das botas da Botineiros, não receberam o tratamento necessário para aguentar o tranco da vida no campo.
Isso acontece porque quando você trabalha no campo, você vai caminhar muito por um terreno irregular, que pode estar escorregadio, enlameado ou cheio de pedras. Para dificultar ainda mais, muitas vezes você vai fazer isso carregando peso nas costas, braços ou ombros.
É uma rotina bem difícil e o calçado deve ser resistente para proteger seus pés e manter a sua estabilidade, mas também tem que ter maciez para garantir o seu conforto o dia todo.

O que uma boa bota para o campo precisa ter?
Você está se fazendo essa pergunta, né? Calma que iremos responder em breve.
Pois bem, se para cidade ou pra um festival de música sertaneja, a primeira coisa que olhamos é a beleza das botas, quando se trata de escolher uma bota para encarar o dia a dia no campo, é preciso ter um pouco mais de cuidado e critério:
- Resistência e durabilidade: a bota ideal para o campo é de couro legítimo, com solado costurado e com costuras reforçadas ao longo do cabedal para aguentar um dia inteiro de trabalho.
- Impermeabilidade: mais do que necessária para encarar as chuvas sem ficar com os pés molhados. Assim, é extremamente importante que você impermeabilize as suas botas periodicamente.
- Solado antiderrapante: se você não quer escorregar e ficar com o jeans enlameado e as pernas mais doídas do que o necessário, aposte nas botas com solado de gel.
- Amortecimento interno: é melhor para as caminhadas longas ou atividades pesadas, pois não força tanto as articulações.
- Cano médio ou alto: evita que pedrinhas, ou até mesmo insetos, entrem nas suas botas, causando desconforto.
Invista numa botina com essas qualidades que não tem erro, você vai ter um calçado que vai durar muito tempo e não vai passar mais trabalho do que precisa no meio do mato.
Tipos de bota para o campo e suas vantagens
Escolher a botina vai de acordo com a sua personalidade. Só que tem alguns tipos que são mais indicados do que outros pro trabalho rural:
- Bota de couro: nós amamos, principalmente quando elas também são forradas em couro como as da Botineiros. Essa aí é perfeita pra tudo e mais um pouco, tem alta durabilidade, resistência ao desgaste e conforto térmico.
- Bota de borracha com forro: as clássicas galochas (ou bota sete léguas, dependendo da região em que você mora) são per-fei-tas para encarar os açudes transbordados, o campo alagado ou todo embarrado.
- Bota de segurança com biqueira de aço ou composite: vai encarar o gado ou descarregar carga pesada? Então você precisa dessa porque ela vai dar proteção extra pros dedos dos pés (só quem já deixou caixote cair no dedão sabe a dor que é).
- Bota impermeável: essa daí é outra que tem lugar garantido nos nossos corações porque ela mantém as meias secas até debaixo de temporal.
- Bota com solado tratorado: se você tem que subir morro, essa bota é a sua. Ela tem a aderência que você precisa pra não sair escorregando costa abaixo.

Deu pra ver que cada modelo tem seu propósito e pra escolher é muito importante que você analise qual é o certo pro seu trabalho e necessidades, considerando fatores como:
- Tipo de solo: se o terreno é uma pedreira só, investe em solado mais firme, se está molhado da chuvarada da semana, aí você precisa de impermeabilidade.
- Clima da região: o clima faz diferença, sim! Se você mora em uma região que tem inverno rigoroso, precisa ter pelo menos uma botina forrada e impermeável.
- Tempo de uso: conforto, conforto e conforto. Sempre.
Não quer pensar em tudo isso?
Não tem problema, investe logo em uma botina da Botineiros que é bonita, tem solado resistente e é confortável por demais da conta.
Cuidados que prolongam a vida útil da sua bota
Você não se iluda porque mesmo as Botineiros precisam dos cuidados certos para durar ainda mais. Por isso, você anote essas dicas:
- Hidrate o couro regularmente: assim você evita o ressecamento e mantém a flexibilidade das suas botinas.
- Limpe após o uso: retire o barro, a poeira e os resíduos com uma escova de cerdas macias ou pano macio.
- Seque à sombra: rapaz, você não inventa de deixar as suas botinas secando no sol e secador é pra cabelo!
- Guarde em local ventilado: pra evitar que as suas botinas mofarem.
São cuidados simples, mas que vão fazer toda a diferença pro bem-estar das suas botinas, sendo elas Botineiros ou não. E já que nós andamos falando da Botineiros…

Por que escolher a Botineiros?
A Botineiros entende como funciona a vida na roça porque ela nasceu… na roça!
Então, os responsáveis pela marca entendem o que o peão precisa, trabalhando com couro de procedência nacional, que ofereça resistência e conforto de verdade para encarar a lida na cidade ou no campo de queixo erguido e com muito estilo.